segunda-feira, 15 de junho de 2015

2015 - «II ENCONTRO DE ARTES - PINTAR O GERÊS»

«O FESTIVAL 6 CONTINENTES - EDIÇÃO 2015»
(Participação de Terras de Bouro, Portugal e Saint Arnoult en Yvelines Îll de France)





- Saint-Arnoult-en-Yvelines é uma comuna francesa na região administrativa da Île-de-France, no departamento de 78 730 Saint-Arnoult-en-Yvelines.
Habitantes:7.253  Área: 12,55 km².
Está geminada com:
Freudenberg-am-Main Freudenberg-am-Main, Allemagne desde 2003,
Terras de Bouro Terras de Bouro, Portugal, desde 204.


«II ENCONTRO DE ARTES - PINTAR O GERÊS»
Inserido nos Programas: «O FESTIVAL 6 CONTINENTES - Edição 2015» 
Evento Cultural Lusófono realizado Mundialmente em 2 dias: 17 e 18 de Outubro de 2015; 
e nas comemorações do DIA DO MUNICÍPIO DE TERRAS DE BOURO.

DIA 16 de Outubro:
Visita da comitiva da delegação da Geminação Francesa - Saint Arnoult-en-Yvelines France a Terras de Bouro Portugal.

DIA 17 de Outubro: Inauguração do «II Encontro de Artes - Pintar o Gerês»: 

» no Museu de Vilarinho das Furnas, Sala da Geira - S. João do Campo

Abertura; Musica Tradicional Portuguesa; 
- Banda Musical da Carvalheira,

Exposição Colectiva de Arte Naïf; 
- António Leão, João Leite,  - José Carvalho (membro da Associação Gens'Arte),
- Manuel Joaquim (presidente da Associação Gens'Arte) e - Lucy Bream.

» no Museu Geira - S. João do Campo
Mostra de Artesanato, Produtos Regionais do Gerês e Terras de Bouro;
- Jacinta Correia, com "Sabores do Bosque-Produtos da Serra do Gerês:
- Isabel Oliveira, com trabalhos em renda; - Isabel Coelho - Malhas e rendas.

» no Auditório do Museu Geira - S. João do Campo

Concerto de Música Portuguesa: 
- GRUPO MUSICAL SENHOR VADIO

DIA 18 de Outubro:
» na Vila do Gerês

Pintura ao vivo; 
- Ana Luísa Pires Monteiro, - António Leão, - Bruna Pires - Cathal Foster, - Eduarda Rodrigues, - Graziela Mota, - Hermínia Cândido, - José Carvalho (membro da Associação Gens'Arte), - Lucy Bream, - Manuel Joaquim (presidente da Associação Gens'Arte) , - Mário Teixeira,  - Olga Freitas, e - Sophia Ferreira.

» no Auditório do Centro de Animação Termal - Vila do Gerês

Tertúlia  com Autores Terrabourenses;  
- Jacinta Correia,  - Pontes de Oliveira.
- moderada por Lucy Bream e - comentada pelo Prof. Angelino Pereira.


Performances: Poética e Gesto Corporal
- ARTE VADIA​: Paulo Faria e Sophia Ferreira;


Musical: sessão de FADO
-Daniela Fernandes, - Samuel Cabral e  - Paulo Faria  de Carvalho.


O «II ENCONTRO DE ARTES - PINTAR O GERÊS»,
Inserido nos Programas: «O FESTIVAL 6 CONTINENTES - Edição 2015» - Evento Cultural Lusófono realizado Mundialmente em 2 dias: 17 e 18 de Outubro de 2015; e nas comemorações do DIA DO MUNICÍPIO DE TERRAS DE BOURO, que decorreu nos dias de 16 a 20 de Outubro de 2015.

TERRAS de BOURO assinalou o DIA DO MUNICÍPIO com o feriado municipal a 20 de Outubro de 2015, simbolizando pelo dia em que, no ano de 1514, o Rei D. Manuel II, atribuiu a Carta Foral às Terras de Bouro ou "Boiro".
Esta efeméride foi solenizada por um vasto programa que iniciou no dia 16 de Outubro; com a visita a vários pontos do concelho pela comitiva da delegação da Geminação Francesa - Saint Arnoult-en-Yvelines.
(A visita que se prolongou no dia 17 com visita à região do Douro onde foram contemplados com a apresentação de um Livro de Poesia - Bilingue; Português e Francês - da autoria do Prof. Daniel Bastos e no dia 18 viagem de regresso a França).


- O dia  17 de Outubro  foi marcado pela nobre actuação da Banda Musical da Carvalheira, no Museu da Geira em S. João do Campo, com a qual se deu inicio ao programa do «II Encontro de Artes - Pintar o Gerês»; 
seguido da  inauguração de uma Mostra de Artesanato, Produtos Regionais do Gerês e  de Terras de Bouro, 

com os Artesãos e Produtores Convidados: - Jacinta Correia, com produtos produzidos e/ou comercializados por  "Sabores do Bosque-Produtos da Serra do Gerês: - Compotas e marmeladas; - Licores; - Biscoitos artesanais; - Azeite condimentado; - Vinagre condimentado; - Cerveja artesanal (marca Régia); - Mel; - Sal condimentado; - Plantas aromáticas, medicinais e condimentares (secas para chá ou condimentos e também em vaso); - Sabonetes naturais de fabrico artesanal; - Pomadas terapêuticas; - Bálsamos labiais; - Queijos da Serra do Gerês;
- Isabel Oliveira, com trabalhos em renda;  e - Isabel Coelho - Malhas e rendas.
Assim como com uma Exposição de Arte  Naïf, subordinada ao Tema  "Terras de Bouro Genuíno", no Museu de Vilarinho das Furnas , Sala da Geira - S. João do Campo, 
 
com obras da autoria dos Artistas Convidados: António Leão, João Leite, José Carvalho (membro da Associação Gens'Arte), Manuel Joaquim (presidente da Associação Gens'Arte) e Lucy Bream.
(Em Exposição até 31 de Outubro)

Terminando o dia com «Visita ao Museu à noite», entrada gratuita,
e um Concerto de Musica Portuguesa no Auditório do Museu Geira - S. João do Campo, pelo Grupo Musical  "SENHOR VADIOcom a apresentação do CD "MUSICA PINTADA".
-  O referido Encontro de Artes decorreu também no dia 18 de Outubro, no Centro da Vila do Gerês levando uma actividade de Artes Plásticas à rua: com Pintura e Escultura, com a participação dos artistas convidados:
Ana Luísa Pires Monteiro, - António Leão, Bruna Pires - Cathal Foster, - Eduarda Rodrigues, - Graziela Mota, - Hermínia Cândido, - José Carvalho,  - Lucy Bream, - Manuel Joaquim, - Mário Teixeira,  Olga Freitas, e - Sophia Ferreira.
Durante a tarde do dia 18, no Auditório do Centro de Animação Termal decorreu uma Tertúlia com uma Mostra de Autores da terra que contou com a representação e apresentação dos autores convidados:
Jacinta Correia com a obra "Lendas e Contos  Tradicionais" e Pontes de Oliveira com as obras de sua autoria destacando; "Serra do Gerês" - (Escritos dispersos - Paisagens, Tradições e Lendas), moderada por Lucy Bream e comentada pelo Prof. Angelino Pereira com "O Preço da Vitória".

Esta Tertúlia foi abrilhantada pelas performances  Poética e Gesto Corporal - ARTE VADIA​: Paulo Faria e Sophia Ferreira; e - uma sessão de FADO - por  Daniela Fernandes, Samuel Cabral e Paulo Faria  de Carvalho.

Assim, com este movimento artístico, Terras de Bouro, participou no programa do «O FESTIVAL 6 CONTINENTES - Edição 2015» Evento Cultural Lusófono realizado Mundialmente em 2 dias: 17 e 18 de Outubro de 2015.
(A participação de Terras de Bouro, no  Maior Evento Cultural da Lusofonia, teve como Mentor, Director Exclusivo e Coordenador: Filipe Larsen, Representante Exclusivo e Organizador: Lucy Bream, contou com a reportagem Oficial de: GondomarTV informação, com a Colaboração e Apoio da: Câmara Municipal de Terras de Bouro, e outras entidades). 

No dia 19, no Salão Nobre da Câmara Municipal, foi apresentado a gravação de um CD em sequência do projecto " À descoberta da Natureza" realizado com alunos do primeiro ciclo moderado pelos professores: Lurdes Pires, Luísa Martins e Sónia Coura.
Concluído no dia 20, no Salão nobre da Câmara Municipal com a apresentação de um Livro da autoria do Prof. Fernando Cosme, e fotografia do Prof. Luís Borges, intitulado: "Pela Serra do Jurês e ao longo da Jeira" 

(Texto de: Lucy Bream 20-10-2015)
(Fotos: CM de Terras de Bouro e GTVinformação)


«O Festival 6 Continentes 2015»
Participação de: Terras de Bouro, Portugal e Saint Arnoult en Yvelines Îll de France.
Mentor, Director Exclusivo e Coordenador: Filipe Larsen,
Representante Exclusivo e Organizador: Lucy Bream,
Com reportagem Oficial de: GondomarTVinformação, em Representação das cidades de Rio Tinto e Gondomar,
Colaboração e Apoio:
- Câmara Municipal de Terras de Bouro,
- Empresa Hoteleira do Gerês,
- Águas do Gerês,
e outras entidades.

Contactos: 
artelucybream@gmail.com
arteluzia@gmail.com

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Lisete Larsen, pelo vosso convite, apoio e moderação.
      Espero que tenhamos superado as vossas espectativas.
      Um Abraço intercontinental.

      Eliminar